major eléctrico


sexta-feira, maio 04, 2007
--------------------------------------------------------------------

Compras 04.05.2007: Reedições

Loose Joints «Tell You (Today)» 12" West End 1983/2006
Composto e produzido por Arthur Russell e Steve D'Acquisto, misturado por Larry Levan, pouco poderia falhar naquela época dourada. Excesso de metais distrai do groove em algumas partes, no entanto.
Trilogy «Not Love» 12" Il Disc8 1982/JDC 2006
Italo Disco a começar a funcionar como género, em 82. Conhecido recentemente do primeiro «Disco Galaxia», este tema carrega todo o drama dos melhores + compasso electro bastante Kraftwerk e voz FM que, nesta dose, resulta sempre. Must.
International Music System «International Music System» MLP IMS 1983/2007
Padrão semelhante a Klein & MBO. «Runaway» tem aparecido em compilações de Italo, é a canção privilegiada aqui, voz totalmente duvidosa a passar por emotiva, é preciso gostar da época e do som. «Bubble Rap» deixa ainda mais dúvidas, «Mojave» é lounge baleárico electrónico, mas todo o lado A (+ 3 temas) parece mais sério. «Nonline» é o hit Cósmico aqui.
In Sync «Storm» 12" Irdial 1992/Fortune8 2006
Segundo o Discogs, Lee Purkis foi dos primeiros a divulgar as cenas de Chicago e Detroit em Inglaterra e ajudou a fundar a loja FatCat (antes de ser editora). «Storm» é totalmente Chicago, brilhante na condução da linha de baixo. «W Arm» está em linha com as primeiras coisas de Autechre e B12, totalmente Artificial Intelligence, óptimo. Reedição em vinil transparente.
A Number Of Names «Sharevari» Capriccio 1981/2007
Como foi dito uma e outra vez no passado, «Sharevari» é fundamental no caminho para o techno em Detroit. A voz distanciada com sotaque exótico a falar sobre Porsche 928 e outros goodies desejados na época + o beat metronómico fazem tremer. Um dos melhores maxis de sempre? Mais ainda depois de o ouvir em contexto.
Strafe «Set It Off» 12" Jus Born 1984/2007
Mais um disco perdido entre géneros mas que, por isso mesmo, foi justamente endeusado. Ouvimos pela primeira vez na versão de Harlequin 4s tirada do «DJ-Kicks» de Playgroup, mas só agora o original de 84 está na mão via reedição. 9'51" de beatbox e ambiente b-boy trazido do Disco, voz emotiva pouco comum com este fundo sonoro, mistura de Walter Gibbons numa época em que o seu melhor parecia já ter sido feito. Instrumental aumentado para 12'24" e directo ao coração de quem não resiste a uma caixa-de-ritmos clássica.
Arpadys «Arpadys» LP Sirocco 1977/2007
Talvez o expoente máximo do prog/disco produzido em França na década de 70, Arpadys ficaram mais ou menos populares pela quantidade de vezes que se ouviram «Stone Roller» e especialmente «Monkey Star» em re-edits e compilações nos últimos anos. A essas duas faixas acrescenta-se «Funky Bass» como número a reter num álbum não exactamente magnífico. «Spatial Reggae» explora, como Supermax, o interesse pelo exotismo do reggae, «Mystery Rock» é prog/disco mas rock n roll, e «Pharoah Song» é a balada espacial que completa o leque de emoções.