major eléctrico


terça-feira, abril 24, 2007
--------------------------------------------------------------------

New School (11)

Saturn V: terceiro módulo

X2/Saturn V «Primitive Cypher» 12" Relief 2006
Traxx/X2 «Mysterio/Juz Jak» 12" Nation 2007
X2 «Zeta» é logo Art Of Noise com Jak estilo Jamal Moss (qualidade de som péssima, mesmo underground), «Time ELEVATION Rhythm» no lado B abusa no som de pratos e Saturn V «[Kontrol] Your Mind» acaba por ser o ácido mais declarado. Dream Team de Melvin Oliphant (Traxx), Tadd Mulinix (James Cotton) e D'Marc Cantu. Só para amantes. O outro maxi, na Nation, a nova editora de Traxx, existe agora a par da série Crème JAK para dominar 2007 pelo poder da beatbox. «Juz Jak» é Body Music, «Mysterio» é Body Music só que ninguém diz "Work your body" como em «Juz Jak». Para dançar, sim, se arranjarem um sítio que toque estes discos.
Patrice Scott «Beyond Deep» 12" Sistrum 2007
Segundo maxi na Sistrum, profundidade Detroit típica. Emoção, drama e vapor em «Beyond Deep» (retomado com menos beat em «Deep Again»), menos de tudo em «Raw Fusion», um esqueleto rítmico simples e delicado, quase click-house sem os clicks.
Kathy Diamond «Over» 12" Permanent Vacation 2007
Maurice Fulton produz e, apesar de a voz de KD não ser nem metade desadequada, é o instrumental que agarra 100%. Groove house logo plenamente formado desde o início, completo na percussão (segundo o Al, parte do beat é samplado de Marvin Gaye) e atmosfera, piano e, mais à frente, orgão ainda por cima de tudo. Intenso e genial.
STL «QRZ» LP Something 2007
Stephan Laubner editou na Perlon em 2000 mas desde então praticamente só na Something com discos de efeitos sonoros, loops e drones. Neste álbum, duas faixas house old school óptimas (ecos de Chicago, sempre), um tema ácido desnecessário, 30 loops visivelmente cortados e uma longa faixa de 16 minutos com drone nocturno nítido e evocativo de noites de Verão ao relento. «QRZ» e «High Again», as duas faixas house com 9 minutos cada, têm o groove certo para tornar este disco estranho num objecto de carinho. Mas nada aqui é 'bonito'.
Ra.H «Fall Of Justice» 12" Morphine 2007
Editora de Veneza com missão de preservar as artes house e techno próximas da origem, se bem que o som é tudo menos old-school. O tema-título soa às remisturas de Quiet Village se fossem house, rico em padrões, cores e ritmo, empolgante e contemporâneo. Lado B «Cheeky Herbs» constrói o ritmo a partir de palmas aparentemente fora de tempo, limpa depois o chão e arrasa. Delírio de orgão só acrescenta credibilidade.
Abicah Soul Project «Nimba Groove» 12" Symple 2007
Linhagem house espiritual de Osunlade, Joe Clausell, o Todo Poderoso, etc. A versão original é a cena aqui, longo groove orgânico, linha de baixo muito parecida com «Obsidian» de PWOG, perto de uma ideia de transe que abre espaço e provoca concentração. «Nimba Groove» é carregado de ambiente, não tem uma ponta desnecessária ou discutível, eleva. A remistura de Filsonik respeita o original ao ponto de apenas encorpar o ritmo sem alterar o essencial do ambiente. Em ambos os lados há bonus beats.