major eléctrico


quarta-feira, março 14, 2007
--------------------------------------------------------------------

Compras 13.03.2007: Reedições

Asha Puthli «Asha Puthli» LP CBS 1974
Primeiro álbum a solo de Asha, cantora de origem indiana caída no jazz nos EUA e com uma singular voz soul. Originais de outros compositores, neste álbum, com destaque para os dois de J.J. Cale, «Lies» e o incrível «Right Down Here» (recentemente reeditado em single pela Jazzman). Groove sublime. No registo quase oposto de balada quente, Asha Puthli espalha mel, aqui melhor exemplificado em «Neither One Of Us Wants To Be The First To Say Goodbye» (Jim Weatherly) e no seu original «Truth».
Wayne Ford «Dance To The Beat Freakout» 12" Queen Constance 1979
Freakout é a palavra-chave num lado inteiro de vinil impossivelmente groovy que chega aos 14 minutos. Espaço quase total para moog, bateria e baixo, a voz é mantida no mínimo, ainda que não soe minimamente deslocada. Genial. Produção de Peter Brown fora da P&P. Lado B em modo balada soul, simples e directo, totalmente ofuscado pelo brilho no lado A.
Marta Acuna «Dance, Dance, Dance» 12" P&P 1977
A P&P tem merecido atenção, em anos recentes, com apoio de nomes grandes como Kenny Dope e Danny Krivit, e foi numa das compilações dedicadas à editora que esta faixa disparou luminosa para fora e eclipsou tudo o resto. A produção cheia de Patrick Adams obriga a um efeito na voz que realça a extrema melancolia do seu tom. No livro limitado de Major Eléctrico, uma das melhores canções Disco de sempre. Tristeza, romance e bola de espelhos. Versões curta e longa, esta com partes instrumentais extra.
ManFriday feat. Larry Levan «Real Love» 12" King Street 2007 (data da reedição)
A data original é incerta, mas aponta-se para o final da década de 80. Consta que este foi o último single em que Larry Levan trabalhou antes de desaparecer em 1992. «Real Love» já é House de pleno direito, o passo a seguir ao Disco. O maxi tem o selo West End (Mel Cheren é o produtor executivo), a voz que se ouve é de Larry Levan, o tema é Amor, e é um perfeito exemplo do som de Chicago mais em sync com o Garage em Nova Iorque. Versões curta e longa para uma canção House soberba.




1 Comentários:

em 3:51 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

grandes compras a Asha Puthli e a Marta Acuna. o resto é para descobrir então.

dub

 

Enviar um comentário

<< de volta ao início