major eléctrico


segunda-feira, fevereiro 26, 2007
--------------------------------------------------------------------

Compras 23.02.2007

Macho «I'm A Man» LP Goody 1978
Italianos em Nova Iorque e mistura de Tom Savarese para uma versão Rosco (Rock + Disco) de um hit anterior de Steve Winwoood com o Spencer Davis Group em 67. Aqui são 17'45" de adrenalina Disco, grande épico com forte sotaque italiano (os Rs bem carregados) e tonalidade electrónica já no mundo pós-«I Feel Love». Lado B com duas faixas igualmente óptimas, sendo que o groove electrónico em «Cose There's Music In The Air» foi cortado e feito em loop por Thick As Thieves no álbum para a Noid, com o nome «Mucho Macho». Must.
M «Pop Muzik/M Factor» 12" MCA 1979
«Pop Muzik» é dos poucos hits universais, toda a gente já ouviu isso. Special Disco Version com 5'00" mas a particularidade deste maxi é ter sido, anuncia a capa, o primeiro single de sempre com 'Double Groove', o que significa que no mesmo lado do disco se podem ouvir duas faixas sobrepostas, isto é, consoante as espiras que a agulha apanha quando se pousa no vinil, podemos escutar uma ou outra faixa. Até agora só tinha ouvido isso num maxi de Underground Resistance, mas aqui está a origem, Sempre bom saber.
Die Krupps «The Machineries Of Joy» 12" Mute 1989
Duas gerações de EBM. Die Krupps editaram «Wahre Arbeit - Wahrer Lohn» em 1981, seguindo o modelo DAF, mas o single teria grande influência numa geração de bandas que dominou a década de 80. Foi assim revisto em plena glória em 89 pelos próprios Die Krupps e por um dos grupos que instigaram: Nitzer Ebb. Apesar de retomar Die Krupps no final da década, Ralf Dörper conheceu maior sucesso com os Propaganda.
Revolting Cocks «You Often Forget» 12" Wax Trax UK 1986
Não se consegue fazer muito com este disco, hoje em dia, excepto admirar uma época específica em que a música de dança esticou fronteiras até ao questionável. Dividido em Benign Side e Malignant Side, este maxi é um exercício stop/start de manipulação em estúdio. Hit de clube que hoje é difícil de entender. Valor sentimental.
David Holmes «Johnny Favourite» 12" Warp 1994
O único disco de Holmes para a Warp não é pacífico na sua discografia. A veia techno inicial no lado A, com traços da história hardcore. Versão ambiental magnífica no lado B, a fazer lembrar o que os Sabres Of Paradise fizeram com a música dos James em «JamJ». Natural, considerando que «Johnny Favourite» foi escrito em parceria com Jagz Kooner e Gary Burns.
The Sabres Of Paradise «Theme» 12" Sabres Of Paradise 1994
Contemporâneo do álbum «Haunted Dancehall», do qual o Tema é retirado, mas a estrela aqui é o dub cibernético de «Return Of Carter», aquático, metálico e romântico. Põe os casais a dançar juntos no fim da noite quase tão eficazmente como «Pink Service» de Aavikko.
The Disposable Heroes Of Hiphoprisy «Language Of Violence» 12" 4th & Broadway 1992
Inclui o instrumental de «Famous And Dandy Like Amos 'N' Andy» e um desdobrável meio poster meio revista de quadradinhos ilustrando a letra de «Language Of Violence». Violência e discriminação na escola. Michael Franti prosseguia a cruzada por uma melhor sociedade começada com os Beatnigs. Como MC 900FT Jesus e Consolidated, os Disposable Heroes faziam parte do núcleo duro das bandas com agenda em fundo hip hop.




2 Comentários:

em 10:55 da tarde, Blogger digga disse...

Tenho uns maxis de Sonic Youth com o sistema double groove. bem, na verdade são 10"...

 
em 11:35 da manhã, Blogger Major Eléctrico disse...

Afinal a cena era mais praticada do que se pensa!

 

Enviar um comentário

<< de volta ao início