major eléctrico


segunda-feira, abril 09, 2007
--------------------------------------------------------------------

Compras 09.04.2007

Trans-Lux «Big Apple Noise» 12" Rush 198?
O disco não tem a data, mas a versão mais corrente é de 1983. sta versão inclui Special re-Edit e Original US Version, não é a edição que tem «Street Noise» no lado B, descrito como versão de «Big Apple Noise» gravada ao contrário. O tema é uma megamix quase estilo Stars On 45 mas com os hits electro da época: Art Of Noise, a linha de baixo de «Cavern» (Liquid Liquid), «Rockit» (Herbie Hancock), «Buffalo Gals» (Malcolm Mclaren). Pouco extraordinário, não mais do que uma curiosidade de época, se bem que a megamix não é feita com os originais mas sim recriações dos mesmos. Produzido por Began Cekic (gralha no rótulo, aparece como Cevic), autor do incrível «Sixty-Nine» de Brooklyn Express.
Ralph Lundsten «Discophrenia» LP EMI/Harvest Svenska 1978
A 49 dólares, é o disco mais caro (de longe) na colecção. O loop iniciado com a redescoberta do CD (ver dois posts abaixo) completa-se com a aquisição do álbum creditado a Ralph Lundsten and The Andromeda All Stars. «Discophrenia» e «Luna Lolita» são o funk, aqui, mas tudo o resto é groove. A música é carregada de sons estranhos, vozes e efeitos, bateria abafada, flauta, uma atmosfera exótica que, como temos vindo a aprender, só parece possível tomar certas formas no Norte. Com excepção de «Andromedian Nights», mais convencional, as outras 6 faixas são património único e adorável, puro ouro. A capa pintada por Birgitta Harizell-Wittgenstein foi determinante na compra.
The Warlord «The Ultimate Warlord» 12" CBS 1979
No site Discogs.com tanto este «Ultimate Warlord» como o disco com o mesmo nome gravado pelos Immortals aparecem com o mesmo ano, 79, e parece ser a versão de Immortals que se tornou clássico Italo. As partes pirosas de voz são totalmente compensadas pelas partes boas de voz: "I am the ultimate warlord!" com voz cibernética é terrivelmente bom! Para quem tolera pouco as partes pirosas, o lado B «I Shall Return» é isento, as vozes são dramáticas, os synths controlados e a bateria (também no lado A) soa como o álbum «Vienna» dos Ultravox em 1980.
Nightlife Unlimited «Just Be Yourself» 12" BMC 1982
Ouvida num programa de rádio não-Beats In Space em que o convidado era Thomas Bullock de Rub N Tug. Algures entre Hi-NRG e Vanity 6, «Just Be Yourself» poderia ter saído na Ze Records. O break com cowbell parece «Funkytown» de Lipps Inc, mas a subida de tom da voz parece Lisa em «Sex Dance».
The Justified Ancients Of Mu Mu «Shag Times» 2xLP KLF 1988
Óptima capa gatefold com textos escritos sobre os JAMs na imprensa. Do álbum duplo apenas trouxe para casa o disco 2 (o único no interior da capa) mas o preço de 75 cêntimos não provocou hesitações. As lições de KLF (os JAMs) de como fabricar um hit pop são colocadas em prática nesta compilação cujo disco 2 inclui instrumentais e versões diferentes. A febre acid house intensificou a subversão KLF, que passaram a apropriar-se de bleeps tanto como breaks hip hop. Se bem que também disponível no maxi de «Doctorin' The Tardis», a versão minimal do tema com o mesmo nome aqui chama-se apenas «120 BPM» (como as faixas nas dj tools de Willesden Dodgers - aqui outra vez obrigado ao Dub) e é na prática o instrumental space disco do original : )