New School (8)
Rick Wilhite vezes dois
3 Chairs «No Drum Machine Pt.2» 12" 3 Chairs 2006
Theo Parrish, Rick Wilhite, Kenny Dixon Jr. (Moodymann) e Malik Pittman (M. Pittman). Dois anos depois do álbum quase nada muda, e isso é tão sinónimo de bom. Pequenas variações sobre os mesmos padrões são suficientes para mudar o coração e atitude da música. Se «No Drum Machine Pt.2» e «Camillion» soam mais próximas do centro, «Babo» e, especialmente, «Congo Mambo» estendem de novo o horizonte na música destes produtores. «Congo Mambo» é uma jam lenta, africana e espacial em que House é apenas um pretexto para outra coisa muito para lá.
V/A «The House Of Muzique Volume 2» 12" Muzique 2006
Editora de Armando (RIP) e agora supervisionada por Steve Poindexter e Sun God/Jamal Moss, sempre do lado mais escuro de Chicago, apresenta novo showcase fora de moda. Lado A com 326 e um clássico de 89 e, depois, Sun God com remistura para Allen Wright faz jack sem piedade. Lado B com Gregory Kitt, o mais certo de todos, e DJ Jocko, o mais fora de todos: jack com tic tacs de drum & bass mas felizmente sem tornar explícito o break amen que enjoa agora ao primeiro contacto. Jocko faz nova ciência.
Gene Hunt «Gotta Get Away» 12" Philosophie 2007
Gene Hunt é um dos nomes que quem respira House tem alto. Edições na Trax, Svek, Nepenta e DJax garantem presença nos focos mais importantes de actividade há 10 anos e mais. Mas com «Gotta Get Away» será possível que não brilhe para além de quem ouve e sente na pele a cena Garage. Banal. Mas, no final, a mistura Deep In The Box, por Omar-S e Rick Wilhite reescreve tudo: a voz de Jocelyn H torna-se um eco sujeito a um filtro gigante que só se manifesta uma vez mas de forma profunda (genial), o pulsar electrónico é quase Pan Sonic, e tudo está assente num groove maximalista com base no som de congas. Improvável, e lindo de morrer como tudo bate TÃO certo aqui.
Intrinsic «Dream Express» 12" Emphasis 2006
Obsolete Music Technology «My Neurosis» 12" Emphasis 2007
Nova editora de Chicago. Intrinsic é Parrish Adams, «Dream Express» parece Basic Channel com o groove negro de Quiet Village (mais rápido), tudo denso e magnífico. Lado B «Tachyon» não pode ser chamado minimal gratuitamente, há demasiada dinâmica aqui.
Obsolete Music Technology é Steve Tang, o dono da Emphasis. «My Neurosis» é veludo Mr Fingers, mas Jamal Moss muda o fundo de veludo para chapa de metal, significando que as coisas deixam de ser tão fáceis de ouvir mas não perdem nenhum do sentimento. Lado B entre Acid e Detroit (não é que as duas coisas se excluam mutuamente), noção de futuro antigo.
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