major eléctrico


quinta-feira, abril 27, 2006
--------------------------------------------------------------------

Norte

Bjorn Torske com outro ser

Kango's Stein Massiv «Lettbeint Liten Sak» 12" TrailerPark 2006
Demência nórdica, sexto maxi desde 2002, sem definição exacta, geralmente Disco ou Electro (old skool!), quase sempre com o groove deslocado do centro. Primeira faixa soa a Chicken Lips e, logo, a Willesden Dodgers, simula o disco danificado perto do fim. A segunda é forte no baixo, ainda no primeiro terço também parece que o disco está riscado, breaks de beatbox e guitarra no último terço só aumentam a estranheza. Lado B inteiro é a remistura Nyeredisco de Bjorn Torske, a fazer magia e a não ser propriamente Disco, meio Brasil meio Jazz meio Funk, meio Manuel Göttsching, tudo encontrado num espaço só.
Bjorn Torske «NY Lugg» 12" Smalltown Supersound 2006
Mais Disco desviado mas apenas no tema-título. Os outros dois são monumentos cósmicos de Dub. As soluções de som são exóticas, lembram coisas mas bastam-se a si mesmas. Destaque para os 12'08" de «Dubet» onde tudo se faz e desfaz por cima do compasso narcótico do baixo. Muitas ideias aqui, e quase todas diferentes do resto lá fora.
Lindstrom «...Another Side Of Lindstrom» 2xLP Outergaze 2006
A música rítmica instrumental (talvez seja isso) de Lindstrom celebra o groove como Santo Deus no esquema geral das coisas, e a concepção de uma grelha rítmica cristalina é central para a definição dos ambientes. Não é errado chamar Disco a esta música mas limita o ponto de vista. Lindstrom é, mesmo assim, talvez o mais certinho do actual grupo de produtores noruegueses que DOMINA a cena.