major eléctrico


terça-feira, abril 25, 2006
--------------------------------------------------------------------

Compras 24.04.2006

John Foxx «Burning Car» 7" Metal Beat 1980
Single contemporâneo do álbum «Metamatic», talvez o maior clássico da cold wave. Synths épicos, metal beat, voz em desespero de Foxx (pós-Ultravox), fechado numa época.
10CC «I'm Not In Love» 7" Phonogram 1975
O filme «Virgin Suicides» deu outra dimensão a esta canção, tornando também óbvia a ligação aos Air (que compuseram música original para o filme). Eco e coros fazem esta música totalmente diferente das baladas românticas que populavam a rádio nos anos 70. Lado B «For You And I» 100% ofuscado.
Eurythmics «Who's That Girl?» 7" RCA UK 1983
Já tinhamos a edição canadiana, com um lado B diferente: «Aqua», apanhado numa sessão de Carlos + Quiet Village para Beatsinspace (pesquisem em 03.11.2005). «Aqua» é uma canção lenta e tensa, óptima. Nesta edição inglesa o lado B é «You Take Some Lentils... And You Take Some Rice», soa a Heaven 17 mais introspectivos, sem vocalista, apenas umas vozes gravadas (filme?). Muito bom. Lado A é synth-pop sem história, mas ainda do lado melhor de Euryhthmics.
Riuichi Sakamoto & David Sylvian «Forbidden Colours» 7" Virgin 1983
Versão com voz do tema principal na banda sonora de «Merry Christmas Mr. Lawrence» (filme de 83 com David Bowie e o próprio Sakamoto). Sylvian acrescenta o seu infalível tom romântico à música que ilustra o interesse amoroso explorado no filme (Sakamoto-actor por Bowie-actor). Lado B também tirado da banda sonora. Riuichi aparece mal escrito, o que torna esta edição mais limitada?
Sylvian/Sakamoto «Bamboo Houses» 12" Virgin 1982
Beat quebrado com ambiência oriental a evitar o óbvio, é uma boa canção da dupla que espalhou classe na pop mainstream. «Bamboo Music», do outro lado, soa um pouco mais electro mas num domínio específico irrepetível por outros. Talvez não sobreviva bem fora do círculo de admiradores.
Landscape «Einstein A Go-Go» 7" RCA 1981
Landscape era o grupo electrónico de Richard Burgess e «Einstein A Go-Go» foi o seu único hit, soa a Telex mas com o gloom e glam inglês em cima. «New Religion», no lado B, parece o pior de Space.
Jilted John «Jilted John» 7" EMI 1978
Punk tardio gravado pelo actor Graham Fellowes («Coronation Street»), número 4 em Inglaterra. Juvenil, básico, duas canções sobre amores em vidas chatas. A razão para ter este disco é simples: uma das primeiras produções pós-Buzzcocks de Martin Hannett, aqui como Martin Zero.
Surface Noise «The Scratch» 12" WEA 1980
Material Disco a soar demasiado MOR, aborrecido na maior parte do tempo, apesar de uma guitarra semelhante a «Can You Move?» de Modern Romance e um break latino a meio de ambos os lados (versão normal e versão longa de «The Scratch»).
Slick «Space Bass» 12" Fantasy 1979
Slick era a secção instrumental da Fat Larry's Band, «Space Bass» foi alvo de re-edit na série Magick Edit Allstars e é grande Disco 4x4 com vozes de sereias, cordas e apoio electrónico estratégico, tudo sempre acompanhado por um baixo mais rápido do que a própria sombra. Óptimo! Lado B piroso que toma emprestadas melodias tradicionais de vários pontos do globo (Caraíbas, Balcâs, México, etc). Meu Deus.
The Wee Papa Girl Rappers «Heat It Up» 12" Jive 1988
Rap feminino cruzado com House quando isso começou a ser bom, remistura acid house vocal e instrumental por Kevin Saunderson! Bassline ameaçador com alguns breakbeats e scratch para pontuar a acção, eficácia de pista garantida.
Mler Ife Dada «Zimpó» 12" Dansa Do Som 1984
Primeiro single, ainda sem Anabela Duarte e com Pedro D'Orey na voz. Mler Ife Dada foram dos poucos grupos verdadeiraente originais na pop portuguesa. 3 canções modernas, sentimentais, sem clichés, e a voz de D'Orey um pouco Bryan Ferry em «Stretch My Face» e «Street Swing» só acrescenta à emoção. No cartão que acompanha o disco lê-se "Este disco constitui o 1º Prémio do 1º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez Vous/1984". Imortal, intemporal e essas coisas.
Sarah Dash «Lucky Tonight» 12" Gira 1985
Produção de Patrick Cowley editada em 1983 na Megatone. Esta é a edição portuguesa. Padrão electrónico Hi-NRG de Cowley com a voz de diva de Sarah Dash a fazer virar rápido para o lado B instrumental, ritmo pontuado a cowbells e stabs de sintetizador que apetece ouvir menos porque são o elemento excessivo que faz lembrar «Jump» de Van Halen.
Lassigue Bendthaus «Matter» LP Parade Amoureuse 1990
Prieiro álbum de Atom Heart como LB, o topo de classe na produção electro-industrial da época. Voz, ritmos, temática, tudo era único, num ano em que o género já parecia totalmente gasto. Vinil transparente.
The Willesden Dodgers «Jive Rhythm Trax» LP Jive 1982
The Willesden Dodgers «Jive Scratch Trax» 2xLp Jive 1983
Dica segura HdB. São dois álbuns de ritmo, ferramentas para DJs com recurso ocasional a músicas mais conhecidas como «Tainted Love» de Soft Cell («152 BPM»). As faixas são identificadas pelas BPMs, para facilitar a busca do ritmo certo. Willesden Dodgers produziram parte da banda sonora de «Jewel Of The Nile», também «Touch Me» de Samantha Fox. Aqui no papel mais anónimo da sua carreira como produtores, e estas rhythm trax são um sonho molhado para quem gosta hoje de Chicken Lips.