major eléctrico


terça-feira, março 28, 2006
--------------------------------------------------------------------

Compras 25.03.2006

Bobby "O" «She Has A Way» 12" "O" Records 1982
Alegadamente o maior hit de Bobby Orlando, com uma sequência bastamente samplada em tempos modernos. Matéria clássica: voz afectada, homem subjugado por mulher, synths italo; «Beat By Beat» no lado B soa menos electrónico, mais Disco, quase Funk, com um break quase Yello.
23 Skidoo «The Gospel Comes To New Guinea» 12" Fetish 1981
Drum and Bass de ponta a ponta em mantra rítmico de cortar a respiração. Test Department encontram Funk; «Last Words», no outro lado, é mais cadenciado sem perder nada do ataque rítmico. Punk-funk vintage quase inultrapassável (oiçam Tussle para uma aproximação contemporânea). Capa de Neville Brody também acrescenta ao valor.
Rick James «Cold Blooded» 7" Motown 1983
Rick James «17» 7" Motown 1984
Rick James tocou com Neil Young, é sobrinho de Melvin Franklin dos Temptations e uma das suas primeiras bandas assinou pela Motown ainda na década de 60. Nos 80's gravou «Super Freak», mais tarde usado por MC Hammer no inevitável «U Can't Touch This». Estes dois singles são pequenos clássicos electro e ambos incluem os instrumentais no lado B. Excesso de guitarra no final de «17».
Tom Tom Club «Don't Say No» 12" Fontana 1988
Cinco anos depois de «Close To The Bone», o terceiro álbum de Tom Tom Club chamou-se «Boom Boom Chi Boom Boom» e tinha «Don't Say No» que, mesmo em 88, ainda consegue estar no grupo de melhores canções de TTC. A versão maxi faz justiça ao subtítulo "12 Inches Of Love", com um beat housey (Chicago) e mais açucar na voz. Doce! Instrumental no lado B tem piano (não) e o sofrível «Devil, Does Your Dog Bite?».
Jean Jacques Burnel «Euroman Cometh» LP United Artists 1979
Fundador, baixista e um dos vocalistas dos Stranglers, Burnel gravava a solo com caixa-de-ritmos a soar a Suicide e tom new wave com restos de punk. Pior quando é rock, melhor quando põe um efeito na voz e reduz o tempo, apesar de a melhor faixa ser «Deutschland Nicht Uber Alles», de tempo normal e dominada pelo baixo.