major eléctrico


quinta-feira, junho 07, 2007
--------------------------------------------------------------------

Compras 06.06.2007

Hybrid Kids «D'Ya Think I'm Sexy?» 7" Cherry Red 1979
Morgan Fisher era dos Mott The Hoople nos 70s e, antes da década terminar, fazia a sua interpretação do punk com Hybrid Kids (nome também de uma compilação falsa em que todas as bandas eram na verdade Morgan Fisher e amigos). A canção de Rod Stewart é transformada com uma base electrónica freaky e vozes cheias de efeitos. Amor à primeira vista. Lado B «Catch A F-Falling Star» é também versão freaky deste standard, aqui em tom rockabilly punk e com o refrão gaguejado em vez de cantado. No final dos 70s, Morgan Fisher misturava-se com o circuito experimental britânico e Hybrid Kids acabam por estar perto em espírito (e por vezes em som) dos Flying Lizards, falso grupo pop com raízes nesse mesmo circuito.
Rema-Rema «Wheel In The Roses» 12" 4AD 1980
Mark Cox e Michael Allen fundaram depois os Wolfgang Press. Aqui estão os rudimentos: glam rock misturado com punk, gótico e, em «Instrumental», quase se jura que a batida, isolada do contexto, soa igual a Justice, Digitalism ou restos de electroclash. Denso, sofrido e, penso, só para fãs de WP ou coleccionadores 4AD.
Duet Emmo «Heart Of Hearts (Or So It Seems)» 12" Mute 1982
Duet Emmo eram dois Wire (Bruce Gilbert e Graham Lewis) + Daniel Miller, dono da Mute e autor de «Warm Leatherette» dos Normal. Ambos os lados do maxi são variações sobre a mesma estrutura, um dos lados é vocalizado e indica imediatamente a origem bem nos confins dos 80s: voz soturna e ao mesmo tempo épica, mas que serve perfeitamente os bleeps electrónicos da música. A surpresa foi perceber que os traços principais da melodia foram liberalmente aproveitados por Alan Wilder (Depeche Mode) no primeiro disco do seu projecto Recoil em 86. Não pode ser por acaso, Recoil também gravava para a Mute.
Cabaret Voltaire «Johnny Yesno» LP Doublevision 1983
Banda sonora gravada com a formação original de CV (ainda com Chris Watson), mais uma capa de Neville Brody e, outro trunfo, primeira edição no catálogo da Doublevision. Com excepção de «Taxi Music» (versões normal e dub), uma espécie de mantra electrónico com ritmo muito rápido, o resto do disco representa o lado mais sombrio de CV, com ambientes cinzentos a criarem clima de tensão.
SPK «Dekompositiones» 12" Normal 1983
SPK «Machine Age Voodoo» LP Warner 1984
«Dekompositiones» é virtualmente o fim dos velhos SPK: três temas tribais, épicos, escuros e críticos da sociedade contemporânea (SPK vintage, portanto) abrem caminho para o single «Metal Dance», do mesmo ano. Lembro-me do Álvaro Costa ter passado o video no «Videopolis» em 198?, um dos mais puros exemplos de Body Music jamais gravados. «Machine Age Voodoo» tem uma versão muito suave de «Metal Dance», inclui também o outro single da época, «Junk Funk», citação óbvia a «Good Times» dos Chic em «High Tension», boa pop-EBM em «Flesh & Steel», mas de resto demasiado gasto pela tentativa de infiltração no mainstream por parte de Graeme Revell. Ele viria a consegui-lo sozinho, no entanto: fui ver «Calma De Morte» porque a banda sonora tinha SPK. Mas façam Google com Graeme Revell e, logo no primeiro hit, reparem nas bandas sonoras que já compôs em Hollywood. «Machine Age Voodoo» representa também o flirt de algumas multinacionais com a cena industrial, quase sempre (ou mesmo sempre) falhado.




3 Comentários:

em 6:22 da tarde, Blogger Shumway disse...

Excelentes compras...,e lembranças...SPK (apesar de preferir como referes a fase mais industrial 1978-83); Cabaret Voltaire (na fase pré-"Code"); Duet Emmo (e Dome); Rema-Rema

E descobri os Hybrid Kids
Obrigado :)

 
em 2:06 da tarde, Blogger Major Eléctrico disse...

Há uma versão óptima de Hybrid Kids para «Enlightenment» (Sun Ra), está no primeiro álbum. Qualquer dia...

 
em 10:44 da tarde, Anonymous Whoazit disse...

http://rapidshare.com/files/99514336/SPK-Dekompositiones.zip - Dekompositiones

http://rapidshare.com/files/64871362/SPK_-_Machine_Age_Voodoo_1.zip - Machine Age Voodoo pt1
http://rapidshare.com/files/64882062/SPK_-_Machine_Age_Voodoo_2.zip - Machine Age Voodoo pt2

 

Enviar um comentário

<< de volta ao início