major eléctrico


quarta-feira, novembro 22, 2006
--------------------------------------------------------------------

Compras 20.11.2006

Hipnosis «Pulstar/End Title (Blade Runner)» 12" Memory 1983
Hipnosis «Oxygene/Bormaz» 12" Memory 1983
O primeiro maxi foi para substituir o 7", e assim ter mais prazer com «End Title», explêndida versão com beatbox do tema do final de «Blade Runner». «Pulstar», original de Vangelis, segue o mesmo padrão de «Oxygene», original de Jean Michel Jarre (percebe-se de onde vem tudo isto), demasiado italo para resultar hoje. «Bormaz» não tem grande história, também.
Boytronic «You» 12" Mercury 1983
«You» foi um hit synth-pop em 83. O trio de Hamburgo ressurgiu recentemente, mas nada substitui um freeze frame daquele tempo. A voz meio Yellow Magic Orchestra é decente, o groove é decente, o instrumental é decente, com a vantagem de acrescentar cowbell a partir de metade.
Scattered Order «Escape Via Cessnock» MLP Ink 1986
A primeira vez que ouvi Scattered Order foi em «Total Beat Factor», um 10" de 88. Como em muitas bandas electrónicas de início dos 80s, o som ao vivo era mais punk do que electro, como dá para perceber aqui pelos dois temas gravados em 85. O tema-título resulta melhor a 33 + 8 (lembra Sisterhood), bom groove de synth, meio gótico porém. «Heat» e «Knife Perpendicular», ambos de 83, completam esta mini-compilação inglesa do grupo australiano e são as melhores coisas aqui: vozes secas, ambiente frio com beats sem glamour, mas tudo calmo e pausado. Belo exemplo da cena Minimal Synth.
Cabaret Voltaire «Fools Game/Gut Level» 12" Disques Du Crépuscule 1983
Richard H. Kirk «Hipnotic» 12" Rough Trade 1986
Mais avanços importantes na colecção Cabaret Voltaire, um maxi que faz a ponte entre a fase industrial e o electro-funk posterior. Tudo gelado, com samples políticas, a voz de Mallinder já mais perceptível do que antes e imagens de muros cinzentos e fumo a fazer maravilhas por este funk.
O maxi de Richard Kirk (a outra metade de Cabaret Voltaire, desde que Chris Watson saiu) contém duas das melhores faixas do álbum «Black Jesus Voice». Kirk em plena criatividade, «Hipnotic» viria a ser um favorito de Beppe Loda. Maxi perfeito.
The Breaker's «Break On Eggs» 12" Warning 1984
Interpretação francesa da cena Breakdance, em teoria um potencial desastre, na prática um tema sólido (na versão Extended) próximo de «Breakers Revenge» de Arthur Baker. Efeitos vocais, scratch, synth épico, tudo contado para a combinação certa. Mais duas versões apenas retiram brilho à versão longa e, como bónus, 1'10" de scratch para misturar por cima.
Supermax «World Of Today» LP Atlantic 1977
O álbum substitui por inteiro o 7" «Love Machine», dividido em duas partes (no álbum a faixa tem os 8'37" seguidos). Esse é um dos momentos preciosos da cena Disco europeia, genial, e pouco interessa que o resto do álbum não esteja à altura. Ainda assim, «Musicexpress» e «Be What You Are», com cortes certos, ficariam incríveis, já que o groove de base é óptimo (o baixo em «Musicexpress» é o baixo de Lindstrom quase à letra!)




8 Comentários:

em 2:07 da manhã, Blogger prozac disse...

ME pûs uma tapemix de eric duncan lá no cubico, muito boa para preparação psicológica:)
JP

 
em 10:51 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Supermax estava na Skool à venda, mas não me deu para ouvir aquilo. voltei lá esta semana mas esse album já foi vendido. vejo que perdi grande disco. xiça!
Rui Gomes

 
em 2:00 da tarde, Blogger ___ disse...

O «Love Machine» com 8 minutos e tal é suficiente para ter o disco! Boa sorte na procura (não é difícil, creio)

 
em 6:24 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

já sei, já sei! da proxima não escapa. aquele até vi o vinil e estava em muito bom estado.
e já agora o African Blood tambem recomendas

 
em 11:57 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

epá Abel isso é 8 e 80. muito bom e muito mau.
era noite de caldeirada ou que?

 
em 4:28 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

posso pedir um disco?

 
em 7:52 da tarde, Blogger ___ disse...

Pedir a quem?

 
em 11:29 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

se estar a recordar os discos pedidos da radio.
olha podes dizer a frase.

EH:-)

 

Enviar um comentário

<< de volta ao início