major eléctrico


sábado, novembro 11, 2006
--------------------------------------------------------------------

Compras 10.11.2006

Tom Tadlock «Body Ad & Poker Keeno» 7" Subterranean 1982
The Leather Nun «Primemover/F.F.A.» 7" Subterranean 1983
A Subterranean, em S. Francisco, dividia-se entre hardcore e industrial (de Dead Kennedys a Z'EV), mas nenhum destes singles é uma coisa nem outra. Tom Tadlock e 'orquestra' soa a Beach Boys, Pascal Comelade e, agora, Ariel Pink, pop perdida nas nuvens com sintetizadores primários e um tom melancólico de ócio numa tarde de Verão. Leather Nun (Suécia) eram grandes no circuito goth menos vampiresco. «Primemover» é ok, mas «F.F.A.» é o motivo para ter este single: groove funk lento, letra sobre fistfucking e foi um dos re-edits de Optimo em «The World Of Betty Botox», com o nome «Fist & Shout».
Off «Bad News - Trend Mix» 12" Bellaphon 1985
Off «Electrica Salsa (Baba Baba)» 12" Zyx 1986
Off produziram o seu melhor material na segunda metade dos 80s, entre Italo e New Beat. A voz arrastada com sotaque germânico, falada e não cantada, fornecia o gelo norte-europeu a esta música que soava italiana. Sven Väth produziu e misturou muitos dos discos de Off, além de ser a voz em «Electrica Salsa» e de aparecer na capa desse maxi com perfil de deus ariano. Os instrumentais são próximos dos vocais. Médio.
Wire «Map Ref. 41ºN 93ºW/Go Ahead» 7" Harvest 1979
O lado A, incluído em «154», do mesmo ano, já indicia os Wire mais pop 10 anos mais tarde, por exemplo, com «Eardrum Buzz». «154» é o álbum pós-punk por excelência dos Wire, e quase nada no disco é supérfluo. Neste single, no entanto, e como é frequente, o achado é o lado B «Go Ahead». Voz com o mínimo de emoção, bateria e baixo em uníssono, ambiente escuro, óptimo! Sorte que foi incluído como extra na edição em CD de «154».
Heinz Funk «Haendel Goes Electronic/Signals & Bridges In Music» LP Selected Sound 1982
Heinz Funk tem dos melhores nomes de sempre, recorrente nas compilações de Library Music, um dos compositores que utilizavam a electrónica em explorações multi-géneros e multi-funções, incluindo bandas sonoras. As variações e interpretações sobre originais de Haendel lembram, na melhor das hipóteses, Wendy/Walter Carlos com Bach, mas não há muito a fazer quando este LP tem o lado B inteiro dedicado a separadores sonoros. 136. Desde o mais conservador e diurno a outros que passam por efeitos de filmes de ficção científica vintage.
Billy Thorpe «Stimulation» LP Epic 1981
O trabalho de pesquisa feito por quem tem mais tempo, dedicação, conhecimento e dinheiro do que nós deve ser respeitado. No recente volume 2 de «Collectors Series» (Faith Recordings), Kaos e Sal Principato incluem «Stimulation», de Billy Thorpe, uma canção Disco com voz de rock-FM equilibrada no ponto certo. A aquisição do LP com o mesmo título, no entanto, é um engano, a menos que se queira ter o original daquela canção, como nós queriamos. O resto é mau, mais condizente com o ar meio Huey lewis de Billy Thorpe, na capa.
Glass Museum «Day Tripper» 12" RGM 1983
2 versões para o original de Lennon/McCartney com pouco a seu favor excepto um par de breaks que precisariam de ser muito esticados para ganharem o seu peso em valores. O padrão dos arranjos é demasiado cliché Italo. O tema extra, «Dumping-Cart Motion», soa a Cold Wave e, como tal, leva-se mais facilmente a sério. Ideal para os sets electro de 2001/2002, linha Visage/Ultravox.
Orlando Riva Sound «Fire On The Water/The Blaze» 12" Ariola 19??
Não aparece o ano de produção deste maxi. Duas faixas Disco-Rock com muito contra, mas «Fire On The Water», cortado nos sítios certos, é um fantástico número Disco com voz de trovão, ambiente de voodoo e ira dos Deuses, apesar da guitarra não ter o som certo. O lado B parece seguir perto, mas rapidamente perde tudo ao soar simultaneamente a Queen e Mike Oldfield. : \