major eléctrico


quinta-feira, setembro 21, 2006
--------------------------------------------------------------------

Compras 20.09.2006

Desta vez, visita guiada pelo Eduardo para sujar mais um pouco as mãos e trazer despojos valiosos.

Dramatis «For Future Reference» LP Rocket/Phonogram 1981
Segunda cópia para subsituir a anterior, mais gasta. Dramatis eram os Tubeway Army depois da separação de Gary Numan (que aqui canta «Love Needs No Disguise»). Nota-se o final da era glam, indecisa entre mais sci-fi ou menos sci-fi. Guitarras e electrónica chocavam nem sempre bem, mas o disco atrai pelo camp do visual e a irresistível projecção da vida no futuro. Melhor título: «I Only Find Rewind». Mas a melhor melancolia futurista está em «Ex Luna Scientia», que também saiu em maxi.
Bam Bam «Give It To Me» 12" Serious 1988
Segunda cópia para subsituir a anterior, mais gasta. Acid House de ataque, Bam Bam chegou rápido ao topo como estrela underground do género (e manteve longevidade bem dentro dos 90s); «Give It To Me» mantém a sua linha de apelo sexual. Forte.
Bar-Kays «Sexomatic» 12" Club 1984
Segunda cópia para subsituir a anterior, mais gasta. Como outros, Bar-Kays adaptaram o seu funk para electro-funk, na primeira metade dos 80s. «Sexomatic» foi hit de clube, cruzamento entre Prince, Michael Jackson e Cameo com beats que se ouviram durante toda a década em produções EBM.
Chéri «Murphy's Law» 12" Polydor 1982
Segunda cópia, para acrescentar ao 7". O maxi, claro, tem a versão longa com mais beats, mas a voz mantém o interesse. Soa a uma saída à rua em Nova Iorque, em 1982, uma ida às compras ou um regresso da escola, apesar de a letra nada ter a ver com isto. Refrão com voz em pitch acelerado contribui também para afastar esta canção R&B de um registo normal.
Finzy Kontini «Cha Cha Cha» 12" Carrere 1985
Reeditado pela JDC e actualmente disponível. «Cha Cha Cha» reconhece-se imediatamente como italo ao primeiro sopro da voz, se restassem dúvidas depois dos compassos que a antecedem. Pensem Sabrina, Fun Fun e outros nomes regulares nas charts europeias. É no entanto o lado B, chamado apenas «Bass and Drums», que torna este maxi importante. Groove seco e funky despido de tudo o que torna o original feio.
Komtur «Hans Von Stoffeln» 12" Electrola 1989
Euro-house dos primórdios, pegando no padrão Mr Fingers para construir uma malha instrumental spacey, óptima, sobrevive mesmo à pequena intrusão de sons tipicamente Euro (também ouvidos em muitos singles de Pet Shop Boys, por ex). Instrumental quase irrepreensível, felizmente com direito a faixa isolada. Vocal pavoroso, em alemão, em tom épico e narrativo, bombardeia por completo as outras versões.
Traks «Long Train Runnin'» 12" Best Record 1982
Tempo e dedicação podem revelar o que uma consulta rápida é incapaz. A curiosidade por um lado B chamado «Drums Power (Tracks)» fez descobrir uma faixa de percussão a pedir para ser cortada e reaproveitada. Contratempos, quebras e recomeços, um sonho molhado para quem gosta de reformatar ritmos em tom mais ou menos latino. Lado A é Disco/Funk com baixo distinto, também pronto a ser cortado para fora das vozes demasiado excessivas. Produção italiana.




7 Comentários:

em 2:59 da tarde, Blogger Electrobot disse...

Quero agradecer aqui ao Major as dicas em relação ao 12" Acid Attack de Brandon Cooke com a Roxanne Shante e ao instrumental do 17 do Rick James (os Chicken Lips foram ali buscar inspiração, de certeza...)

 
em 4:42 da tarde, Blogger ME disse...

It's all good : )

 
em 10:11 da tarde, Anonymous Funkula (filho de Blakula) disse...

de que ano é esse disco Electobot baby!? curto à bruta a Roxanne Shante! BIG-BAD-MOMMA essa Sista!

Major! nem me leves a mal por favor mas Bar-Kays nos 80s Funkula desconfia que teja desconfiado que seja xaitareles! mas se me dizes que é pomadinha da boa esse Sexomatic, Major - Funkula sente-se compelido a acreditar como é obvio! na volta até é um classico do Greg Wilson!

Major tens conhecimento de um episodios mais fabulásticos de toda a historia da musica do Sec XX não tens!? Exactemân! Refiro-me ao concerto Wattstax de 73! Reza a lenda que os Bar-Kays planeavam reinar supremos nesse lendario evento! é que a cena ja tava devidamente preparada! tas a ver Major? o climax do espectaculo tava programado po final, com o Brother Ike a desbravar com aquela actuação funkadelicamente fenonemal (que ele acabou por oferecer ao fim ao cabo), mas os Bar-Kays - os gajos eram uns autenticos BAADASSES hãã! - planeavam roubar o climax do evento ao Brotha Ike! os gajos planeavam entrar no estadio A CONDUZIREM QUADRIGAS MAAN! À LA BEN-HUUUR! COM CAVALOS BRANCOS E TUDO! Ve la tu bem Major como os Bar-Kays eram os muthafuckas que eram! Muthafuckas no bom sentido atenção! Ta certo sim senhor que o Brother Ike era (e é e sempre será) BIGGER THAN LIFE! Mas os Bar-Kays por essa altura eram mercidamente aclamados por todos os Funkazoiz & Funkettez da 1Nation como SUPREMOS FUNKATTERZ atençãão hãã! Aliás, na santíssima trindade de colectivos de Funk, no altar do Funkula moram: Parliament, Sly & Su Familia & Bar-Kays! e atenção que os Bar-Kays fizeram parte da P-Funk Earth Tour em 76/77! so isso ja diz muito hãã!

Major! sinto me compelido a convidar-te a visitares o Funky joint do Funkula para curtires a exuberância funkadelicamente fabulástica dos Bar-Kays, Rufus Thomas (santa trindade de Profetas do GROOVE do Funkula:James Brown, Eddie Bo & Rufus Thomas), Brother Ike, Johnny Taylor and all them Brothers & Sisters!A-áyght!? RIGHT ON!

http://thegoodthebadandthefunky.blogsource.com/post.mhtml?post_id=296988

e desculpa por-me paqui pac pac pac!beu beu beu! pardais ao ninho!
Funkula fica sempre com bichos carpinteiros quando ouve falar am Bar-Kays e afins!

tchau tchau! bom fim de semana Major! Funkula has spoken!

 
em 10:27 da tarde, Anonymous Funkula disse...

Major! Funkula sente-se compelido a partilhar estas vibes:

http://www.youtube.com/watch?v=ZJzEH2Kjsis

a atitude malaica do Larry Dodson (curto o penteado do gajo!), as roupas dos gajos, a precisão cirurgica da secção de sopro (a afro do Sax man é brutalissima!) é um FUNKADELICIA DE BRADAR AOS CÉUS!

e que tal este Major?
http://www.youtube.com/watch?v=cAQkyvPGyy8
chama-lhe Disco! ITS ALL GOOD! Mas aos olhos de Santo Bootsy Todo Poderoso! Lets Have Some Fun é HEAVYWEIGHT FUNK DE PROPORÇÕES ÉPICAS! Tem aquela Rubber vibe que eu curto à brava!

ok Im outta here! stay cool Major!

 
em 12:58 da manhã, Blogger ME disse...

Vi com os meus próprios olhos o Jimi Tenor a entrar no recinto do Sónar (não me lembro em que ano) montado num cavalo branco e com um manto Sun Ra.

 
em 4:03 da tarde, Blogger digga disse...

Arranjei o álbum de Traks há pouco tempo (que é basicamente um longo maxi, com as faixas editadas de forma a serem contínuas) e, sim, há por ali uns fantásticos edits a pedirem para serem feitos!

 
em 6:06 da tarde, Anonymous joão funkulesco disse...

hmmmmm! raytóne!raytóne! Jimi Tenor é um muthafucka! Santo Bootsy o abençoe!

 

Enviar um comentário

<< de volta ao início