major eléctrico


domingo, julho 30, 2006
--------------------------------------------------------------------

Compras 28.07.2006

Allez Allez «Promises» LP Virgin 1982
Nada aqui é do calibre de «African Queen». Pós-punk cruzado com pop europeia sofisticada (as editoras belgas Crammed e Disques Du Crépuscule viriam a especializar-se nisso), «Promises» são 8 canções sem grande brilho, apesar da produção de Martyn Ware (Heaven 17, ex-Human League). A guitarra é funky mas nunca o suficiente para segurar o álbum do lado certo para fazer esquecer a voz demasiado... europeia.
Bow Wow Wow «W.O.R.K.» 12" 1982
Bow Wow Wow foram outra invenção de Malcolm McLaren, depois de ter roubado os músicos a Adam Ant. A ideia era simples: fazer punk com ritmos africanos. Annabella não tinha sequer 18 anos quando a banda começou a gravar discos, e na capa deste maxi aparece deitada por cima da mesa de mistura no estúdio, reforçando a letra anti-trabalho - «W.O.R.K.» professava a "demolição da ética de trabalho", e isso conduz à "idade primitiva". Começar de novo. Não há punk-funk mais tribal do que «W.O.R.K.». O lado B é a versão em castelhano do hit «C30 C60 C90 Go!».
Gabi Delgado «Mistress» LP Virgin 1982
Delgado era metade de DAF e teve um curto período de experiências em nome próprio entre 82 e 83 (mais tarde teria vários alter-egos). Firmemente assente na body music de DAF, «Mistress» acrescenta cores tropicais e a voz ainda mais no cio de Delgado. Todas as canções são sobre sexo ou amor, o disco é produzido por Conny Plank (Tangerine Dream) e Jaki Liebezeit (Can) toca percussão em 5 das 6 canções. Complexo e delirante.
Adele Bertei «Build Me A Bridge» 12" Geffen 1983
Factos: produção de Thomas Dolby, remistura de Mark Kamins (que, com Jellybean Benitez, dominava a cena freestyle/Funhouse de Nova Iorque nessa época). Adele Bertei era uma figura da era No Wave adoptada pelo circuito artístico. Fez parte dos Contortions de James White/Chance, foi vocalista dos Bloods (há um tema óptimo no primeiro volume de «New York Noise») e teve uma passagem por Bush Tetras. «Build me A Bridge» faz parte da sua segunda vida Disco-Pop, canção emotiva com beat ríspido. Instrumental realça o ambiente melancólico de uma faixa que, no entanto, é claramente para dançar.
Wings «With A Little Luck» 7" MPL 1978
Todas as 3 faixas no single são retiradas do álbum «London Town», também de 78, e nenhum outro motivo existe para ter este single senão «Cuff Link», 2 minutos e 3 segundos cósmicos na linha de «Mammagamma» (Alan Parsons) mas editado 3 anos antes! Incrível. Para além de tesouros com os Beatles, Paul McCartney provocou a ocasional surpresa (como «Temporary Secretary», «Darkroom» ou «Secret Friend» em 1980).