major eléctrico


segunda-feira, junho 12, 2006
--------------------------------------------------------------------

Marvel Comics (2): Bloch!



A história resumida da Marvel Comics no Brasil pode ser lida aqui. Para abreviar mais, a editora Bloch pegou na Marvel em 75 e operou uma revolução nunca feita antes nem depois. Da arte já suficientemente Pop que eram os quadradinhos de super-heróis, a Bloch fez Ultra Pop e, com excepção das cores dos fatos dos heróis, alterou as cores de praticamente todos os enquadramentos: o mesmo cenário era vermelho num quadradinho, roxo no seguinte, azul no terceiro... Em nenhum outro título parecia este tratamento tão Certo como no Poderoso Thor, repleto de cenários alienígenas, deuses e criaturas estranhas. No entanto, um crítico diz "As cores da Bloch são horríveis, tão fortes que dificultam a visualização do desenho".
A propósito da adaptação brasileira pela Bloch, em 1978, da BD com a história do primeiro «Star Wars»:
"No Brasil, foi usada a capa da edição #1 produzida por Rick Hoberg para a coletânea em dois volumes editada pela Marvel UK. Contudo, a versão nacional foi muito corrompida. A adição do título em português: Guerra nas Estrelas num tamanho muito maior que o discreto e bem localizado Star Wars da original cortou o sabre de luz.
Além disso, a Bloch mudou as cores, adicionou uma imagem com os robôs C3PO e R2D2, mutilando parte do cenário original, substituiu a frase: the greatest space-fantasy of all por Uma odisséia no espaço...; retirou a tarja que informava se tratar da quadrinização de um filme de George Lucas, para colocar a informação "100 páginas em cores ultra-galácticas.
Verdade seja dita, a edição da Bloch não favorece a análise do desenho, nem da habilidade do artista. As cores constituem o grande ponto negativo. Afinal, como era costume, a editora fez a maior lambança, alterando os tons conforme sua conveniência. Entre outros absurdos, sem o menor pudor, pintou Darth Vader de rosa e amarelo!"
Incrível. Para além dos originais guardados desde finais de 70s, ME iniciou busca por outros títulos da Marvel/Bloch. Dicas são bem-vindas. Para além de ME, outros acham estas cores irresistíveis:
"Aliás as cores que a editora Bloch usava na colorização de suas revistas são conhecidas por serem "berrantes" mas são um toque clássico que hoje em dia dão charme para edições dessa editora."




3 Comentários:

em 4:42 da tarde, Blogger Electrobot disse...

Por acaso também tenho uma revista da Bloch, por acaso também do Capitão América, onde ele enfrenta um tal de Solar. É um facto que sempre achei algo estranho a colorização diferente por cada quadradinho, mas sempre pensei que fossem devidos a erros da gráfica, mas pelos vistos era propositado...A revista é que já não está assim em muito bom estado...

p.s. Darth Vader pintado de cor-de-rosa e amarelo...deve de ser cá uma visão...eheheh.

 
em 10:32 da tarde, Blogger ___ disse...

Solar, precisamente, foi uma das que comprei agora!

 
em 3:53 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

fantastico Major Electrico! Nunca tinha ouvido na Bloch! Deve ser brutalissimo! Faz-me lembrar da versão do Scarface pá TV sem as asneiradas - o que é fabulastico claro!

 

Enviar um comentário

<< de volta ao início