major eléctrico


quinta-feira, setembro 06, 2007
--------------------------------------------------------------------

Print #3: embalagem Pan Sonic



Arctic Rangers são unidades especiais do exército sueco e também o título de um duplo 7" dos Pan Sonic.
Ilpo Vaisanen: "[a embalagem de] «Arctic Rangers» foi um tipo que tinha acabado o Royal College of Art e o seu plano era fazer uma embalagem especial parecida com as de kits para montar e pediu-nos para fazer a música."
Mika Vainio: "Acabou por ficar bem caro".
(excerto de uma entrevista com Pan Sonic)

Conseguimos arranjar duas caixas, na altura (1998), uma delas entretanto autografada (ver imagem). Não apenas a caixa como todo o conteúdo são inspirados nos kits da Tamiya, uma marca clássica que ainda atrai irresistivelmente nas prateleiras de lojas de brinquedos. Pan Sonic fizeram um disco de beats e outro de drones para serem combinados, um em cada prato. A caixa inclui decalques para decorar os discos e uma folha de instruções a preto-e-branco. Autoria: Robert Green.
Os kits da Tamiya valem ouro pelos desenhos fantásticos nas caixas, que tinham também o cuidado de apenas mostrar o conteúdo das mesmas (ou seja, nada de paisagem ou cenário circundante, como podem ver nas imagens abaixo). As figuras são ainda mostradas nas posições em que ficarão depois de construídas, isso dá imagens meio bizarras de soldados sentados no ar ou apoiados no ar. A escala 1:35 dos modelos mnais emblemáticos foi introduzida pela marca em 1968, dominou as décadas seguintes e foi das principais matérias-primas para os dioramas mais respeitados (sempre com base temática na Segunda Guerra Mundial). As caixas são motivo suficiente para comprar os kits, é arte pop incrível. Escala maior? Cliquem nas imagens.