major eléctrico


segunda-feira, julho 09, 2007
--------------------------------------------------------------------

Saídas #09.07.2007

TINARIWEN: São Jorge, 05.07.2007
Teria sido interessante ouvir Tinariwen em pleno Super Bock Super Rock - uma realidade em muitos festivais rock mais... alternativos -, assim, não houve hipótese de não adiar Interpol para Novembro e testar o melhor blues de África no cinema São Jorge. Não foi optimismo esperar um concerto perfeito: a música parece brotar espontaneamente, não se sabe bem de onde, com assombrosa naturalidade. Sente-se isso nos discos, sente-se isso ao vivo; é a sua impressão digital, um chamamento primordial. Pena que o fenómeno de excitação colectiva, demasiado típico em acontecimentos 'world', consiga levar à loucura quem apenas quer usufruiur a música sem se preocupar em manifestar a sua histeria. Bater palmas sincopadas ao longo das canções terá que ser a pior invenção de apreço de sempre, logo após a onda mexicana.
TV ON THE RADIO: Super Bock Super Rock, 05.07.2007
Não foi o concerto de sonho, mas foi competente, num palco que ainda escondia o Sol fim de tarde. Apesar das vozes nunca estarem verdadeiramente expostas (pelo menos, no local do público onde estava), ficou provado que acima de tudo valem as extraordinárias canções dos seus álbuns, com um público sabedor que ajudou a tornar tudo um pouco mais celebratório.
THE GOSSIP: Super Bock Super Rock, 05.07.2007
Nada de novo ou excitante se passa com os Gossip, se excluirmos a excessiva presença de Beth Ditto. Ver o trio sozinho num palco daquela dimensão foi atirá-lo para um anátema da própria existência. Ainda assim, percebe-se que a coisa poderá acender alguns rastilhos em ambientes controlados.
LCD SOUNDSYSTEM: Super Bock Super Rock, 04.07.2007
Percebendo a formação meticulosa com que os LCD se agrupam em palco, compreende-se que são um cosmos muito particular, uma máquina que funciona em qualquer circunstância, impossível de dar um mau concerto. Do lote do SBSR assistido, foi de longe o melhor concerto.
JESUS AND MARY CHAIN: Super Bock Super Rock, 04.07.2007
Fora de tempo, fora de espaço, fora de tudo: Jesus foram entalados entre os novos, sem perceberem que não basta a música que fizeram ser considerada clássica para se conquistar um público. Um erro de casting que aparece ampliado pela dimensão do palco (e da pouca audiência).
ARCADE FIRE: Super Bock Super Rock, 03.07.2007
Não sendo fã, como se pode encarar um concerto onde ficam à vista um sem número de malabarismos sonoros colectivos em permanente citação em loop que mais não fazem do que oferecer a todos aquilo que todos esperam? Chato e previsível após duas canções, o número mínimo para se notarem os tais pontos de comparação.